quarta-feira, 11 de dezembro de 2013




Estamos no verão e todo mundo que frequenta academias sabem que este é o período mais concorrido do ano. 

Daqui até o carnaval as academias recebem um número gigantesco de pessoas que estão começando agora ou que pretendem estar em forma para aproveitar a praia e/ou piscina e passar a maior parte do dia de sunga ou bermuda.

O que a maioria das pessoas não sabe é que existem algumas “regras não escritas” para que a convivência no seu espaço de treino seja a mais proveitosa possível. Mas não se preocupe. Segure na nossa mão que vamos te dar algumas dicas de como sobreviver a este período de academias lotadas, sem que você perca seu treino e também a paciência!



1. Fones de ouvido estão me separando do mundo... E sim isto é intencional!

Poucas coisas são mais incômodas do que alguém interromper o melhor momento de uma música que está tocando no seu fone para falar abobrinha, certo?! Pode me chamar de chato, mas os meus fones estão sim me separando de você, dos ruídos da academia e de todos os sons a minha volta. Sendo assim se alguém está de fone, não incomode afinal você está aqui para treinar ou conversar?

2. Por favor, limpe os aparelhos após o uso.

Ai vai uma boa dose de bom senso. Exercício físico tem um resultado óbvio no corpo. Você vai suar e isto é ótimo, você está queimando calorias e colocando aquele esforço extra em cada exercício, mas deixar os aparelhos encharcados e seguir para o próximo não dá, né?! A maioria das academias fornece álcool e um pano para que você limpe os aparelhos após o uso, então limpe-os! Caso a sua academia não forneça isto (recomendo que você mude de academia) leve uma toalha de uso pessoal e forre os equipamentos.  Existe uma série de fungos e micoses que são transmitidos através da pele, você não vai querer levar pra casa um visitante indesejado depois do  treino, vai?!

3. D E S O D O R A N T E.

Que vergonha ter que falar isto, não?! Mas tem muita gente que esquece. Claro que a academia não é um lugar que vai ter um cheiro constante de flores do campo (mas deveria) afinal as pessoas estão ali suando constantemente, mas há limites para o que é aceitável em qualquer situação. Cheiro de CC daqueles que vão derrubar quem estiver do seu lado é no mínimo “deselegante”. Aliás, seria ótimo tomar um banho antes de começar o seu treino. Vamos e convenhamos que a maioria das pessoas vai fazer suas séries depois de um dia inteiro de trabalho, onde você já andou para lá e para cá, foi diversas vezes ao banheiro (não preciso mesmo entrar nestes detalhes) e por ai vai.
E lave as roupas antes de usá-las novamente. O nariz da gente agradece!

4. Revezar é preciso.

Eu sei, eu sei... Ninguém gosta de revezar aparelhos, às vezes isto atrapalha seu ritmo de descanso entre uma série e outra. Mas em tempos de academia cheia talvez este seja o único jeito de fazer sua série toda sem ficar uma eternidade esperando a oportunidade de aquele aparelho vazar, se for o supino reto então nem se fala! 
Agora, fique atento em revezar com alguém que esteja pegando o mesmo peso que você ou algo próximo disto. Porque ter de montar e desmontar cargas enormes para revezar com alguém só vai levar mais tempo do que esperar quem está na sua frente terminar seus exercícios.

5. Monte e desmonte suas cargas.

Assim como sua mãe deve ter insistido para que você arrumasse seu quarto depois de brincar a academia funciona da mesma forma. Não deixe os pesos espalhados ou montados depois de utilizá-los. Seja educado e facilite as coisas para você e para o próximo.

6. Fazer amigos na academia é legal, mas não atrapalhe meu treino.

Entre uma série e outra você terá um período de descanso. É sempre bom que ele não ultrapasse os 60 segundos, justamente nesta hora que alguém decide engatar com você aquela conversa sobre o tempo, o resultado da última rodada do brasileirão ou o sexo dos anjos... Não importa, isto acaba tirando o foco de que realmente está ali para treinar. Então, menos papo e mais treino!

7. Instrutor não é Personal Trainer.

Vejo muita gente reclamando dos instrutores da academia. “Meu instrutor não presta atenção em mim”, “Ele nem olhou na minha cara”, “O cara só fica de papo e nem viu meu treino” – Sim todas estas situações podem acontecer de fato, mas o quanto disto é também responsabilidade sua?! Afinal o maior interessado em modificar o seu corpo é você, correto?! 
Então vamos lá, primeiro de tudo o “instrutor” não vai acompanhar o seu treino e contar as suas repetições, ok?! Até mesmo por uma questão de logística. Assim como você existem vária pessoas que estão ali para serem instruídas. Não dá mesmo para prestar atenção em todo mundo. Se está com dúvida, pergunte!
Não fique esperando que ele vá até você. Pergunte quantas vezes forem necessárias. Mas também informe-se. A internet é uma ótima ferramenta para aprimorar os seus treinos e para diminuir a distância entre você e os conhecimentos que você não possui sobre o assunto.

8. Não jogue resto de suplemento no bebedouro.

Agora todo mundo anda por ai carregando o seu pré - treino, pós – treino e o “caralho à quatro” mas na boa, vamos jogar o resto de suplemento que ficou na sua coqueteleira na pia do banheiro, no vaso ou em qualquer outro lugar, menos no bebedouro!

9. Não, você não pode tirar a camiseta!

A melhor parte de trabalhar o corpo é ver resultados e com esta onda de #projetoverão #corpodepraia #fikagrandeporra nas redes sociais as “selfies” no espelho da academia estão em alta. Nada contra, absolutamente nada mesmo, acho até justo que você registre o seu progresso, afinal uma imagem vale mais do que mil palavras, mas não tire sua camiseta na área de treinos. Não pega bem... Simples assim. Para isto utilize o espelho do vestiário, ali sim você pode ficar despido tranquilamente que ninguém vai ligar!!

10. Gritos, Grunidos e Gemidos

Exercício físico é algo extremamente prazeroso, mas não é sexo. Entendo dar aquele gás nas últimas séries, mas gemer alto em todas as repetições não precisa, né?! 

11. Celular, ou fala nele ou usa o aparelho.

Esta é de doer. Você está esperando pra usar um aparelho e o “bonito” está sentadão e no maior papo no celular. Sério mesmo?! Seu celular tocou e você decidiu atender, saia do aparelho. Não vale ficar “empatando a foda” de quem está na fila! 

No resto é ter paciência e perseverança. Afinal Roma não foi construída em um dia, nem será o seu corpo.

Facebook
0 Blog

0 comentários:

Postar um comentário